Star Wars Unlimited TCG | Fantasy Flight Games & Asmodee
Início Card Games Star Wars Unlimited TCG ganha data de lançamento!

Star Wars Unlimited TCG ganha data de lançamento!

por Thiago Marques
Publicado: Atualizado:

Prepare-se para uma aventura épica no universo de Star Wars com o aguardado lançamento de Star Wars Unlimited, o card game colecionável da Fantasy Flight Games e da Asmodee. Marque a data em seu calendário: 8 de março de 2024. Esta é a jogada ousada da empresa famosa por seus living card games, aventurando-se mais uma vez no mundo dos TCGs.


Uma galáxia de possibilidades

O Star Wars Unlimited não é o primeiro jogo de cartas baseado na icônica franquia criada por George Lucas, e provavelmente não será o último. Com seis coleções já completamente desenvolvidas, o jogo foi projetado para dois jogadores, embora também haja planos para modalidades multijogadores. A equipe por trás do desenvolvimento de Star Wars Unlimited é a maior da história da Fantasy Flight Games, com três grupos dedicados trabalhando em aspectos cruciais do jogo, como a jogabilidade e a arte.

O jogo se diferencia ainda dos habituais card games da Fantasy Flight ao abandonar o modelo de living card games, no qual já se sabe previamente todas as cartas contidas na embalagem, em prol do modelo aleatório de cartas colecionáveis.

Star Wars Unlimited TCG ganha data de estreia!
Cartas de líder após ativação da habilidade épica. | Fantasy Flight Games & Asmodee

As regras básicas

No Star Wars Unlimited, os jogadores assumem o papel de um líder icônico do universo de Star Wars, como Luke Skywalker ou Darth Vader. Cada baralho deve conter no mínimo 50 cartas, com heróis, vilões, caçadores de recompensas, droides, armas e naves. O objetivo é destruir a base do oponente, representada por locais familiares para os fãs da saga, como a Cidade das Nuvens e Jedha. Vence o primeiro jogador a causar dano à base inimiga igual ao total de pontos de vida desta.

Uma característica única do jogo é a maneira como os recursos são gerados. Diferentemente de outros TCGs populares, os recursos necessários para jogar cartas e usar habilidades podem ser gerados a partir de qualquer carta na mão, sem a necessidade de cartas específicas. Isso evita problemas comuns em outros jogos, como a falta ou o excesso de recursos.

Star Wars Unlimited TCG ganha data de estreia!
Esquematização do início de uma partida de Star Wars Unlimited. | Fantasy Flight Games & Asmodee

Diversão em rápidas jogadas

Star Wars Unlimited adota rodadas dinâmicas, permitindo que os jogadores comprem duas cartas a cada turno. O turno é uma sucessão de ações em um frenético ritmo de “bate e volta”, mantendo os jogadores envolvidos durante toda a partida. Inspirado no jogo Star Wars: Destiny, essa mecânica promete uma experiência de jogo empolgante.

Desafios em terra e no espaço sideral

As batalhas são o cerne de Star Wars Unlimited, com líderes que podem assumir um papel central durante os combates após ultrapasso um certo limiar (quantidade de recursos, por exemplo). A mesa de jogo é dividida entre terreno e espaço, com combates ocorrendo exclusivamente entre unidades terrestres e ou entre naves espaciais. Não, você não pode explodir o C-3PO com um Star Destroyer Imperial! Eventos e aprimoramentos são outras cartas que podem mudar o rumo do jogo, oferecendo proteção ou causando destruição às unidades inimigas.

Além disso, cartas de eventos e aprimoramentos tornam a estratégia ainda mais intensa, oferecendo opções para proteger suas unidades ou devastar as forças inimigas. Baixe o livro de regras básicas diretamente no site oficial e esteja pronto para a ação.

YouTube player

Os Aspectos de Star Wars Unlimited

As “facções” ou “cores” das cartas correspondem a Aspectos relacionados ao caráter dos personagens. São eles:

  • Heroico (Heroic)
  • Vigilância (Vigilance
  • Astúcia (Cunning)
  • Vileza (Villainy)
  • Agressividade (Aggression)
  • Comando (Command)
Star Wars Unlimited TCG ganha data de estreia!
Os Aspectos. | Fantasy Flight Games & Asmodee

Cada líder apresenta dois desses aspectos, ao passo em que a base apresenta mais um, totalizando três aspectos distintos que representarão a composição do seu deck. Dito isso, é possível acrescentar cartas pertencentes a outros aspectos, desde que seja paga uma “taxa” de dois recursos adicionais no momento de jogá-la.

Coleções futuras

O jogo será lançado com a coleção Spark of Rebellion, abrangendo a Guerra Civil Galáctica, desde a trilogia original até a série animada Star Wars Rebels e o filme Rogue One, mas trazendo um pouco dos acontecimentos da trilogia prequel. Novas coleções, como Shadows of the Galaxy e Twilight of the Republic, estão planejadas para serem lançadas em julho e novembro de 2024, respectivamente. Star Wars Unlimited seguirá um ciclo regular de lançamentos, com cerca de três coleções por ano.

Surpresas nos boosters

Cada pacote contém 16 cartas, incluindo uma carta de líder, uma de base (com um token de Experiência ou Escudo no verso) e 14 outras cartas. Você encontrará cartas comuns, incomuns, raras ou lendárias, com a possibilidade de uma versão “Hyperspace” ou até a rara variante “Showcase” com arte alternativa e um tratamento foil especial.

Star Wars Unlimited TCG ganha data de estreia!
Caixa de boosters da primeira coleção, Spark of Rebellion. | Fantasy Flight Games & Asmodee

Cenário competitivo

Embora Star Wars Unlimited ofereça um ambiente acolhedor para jogadores casuais, com torneios de pré-lançamento e outros eventos regulares em lojas locais, a Fantasy Flight Games anunciou que o cenário competitivo do jogo começará em 2025. Isso proporcionará aos jogadores um período adequado para se adaptarem ao estilo do card game. No primeiro ano, não haverá torneios no formato limitado, como drafts, embora o jogo tenha sido desenvolvido tendo essas opções em mente. Os campeonatos seguirão o formato “melhor de 3” e permitirão o uso de sideboard entre as partidas.

Os formatos de torneio contarão com o processo de rotação de coleções à medida que forem lançadas expansões.

Star Wars Unlimited TCG ganha data de estreia!
O sistema de eventos casuais e do cenário competitivo | Fantasy Flight Games & Asmodee

Grandes torneios e ranking de jogadores

O primeiro nível dos torneios competitivos é o Planetary Qualifier, que acontece em um único dia em lojas locais. Na sequência, temos os Sector Qualifiers, com duração de dois dias e contando com eventos paralelos. De forma similar aos Sector Qualifiers, os Regional Qualifiers também ocorrerão em dois dias, mas possuirão uma escala ainda maior. Todos os qualificatórios mencionados garantirão vagas para aqueles que serão os maiores torneios: os Galactic Championships, exclusivo para jogadores classificados, com duração de três dias e também contando com diversos eventos paralelos abertos a todos.

Está previsto também um ranking dos jogadores competitivos, que acumularão pontos de torneio. Ao final da cada temporada, o jogador melhor posicionado no ranking receberá um convite para jogar o próximo Galactic Championship diretamente no segundo dia do evento.

A Fantasy Flight prometeu entrar em detalhes acerca de questões como valores de premiação em um futuro próximo, garantindo que a competição valerá a pena.

YouTube player

Inspirações

O designer-chefe do jogo, Danny Schaefer, revelou que Star Wars Unlimited se inspira em jogos de cartas renomados, como Magic: the Gathering e Pokémon Trading Card Game. Além disso, ele incorpora elementos de jogos digitais, como Hearthstone e Runeterra, bem como dos próprios card games da Fantasy Flight Games, como Netrunner e Legend of the Five Rings.

Star Wars Unlimited não se limitará apenas aos filmes e séries da franquia, mas também recorrerá aos quadrinhos, livros, video games e, inclusive, a tudo aquilo que caiu sob o rótulo Legends após a aquisição da Lucasfilm pela Disney.

Star Wars Unlimited TCG ganha data de estreia!
Carta de líder e sua versão com tratamento “Showcase”. | Fantasy Flight Games & Asmodee

Tradução para o português?

Infelizmente, ainda não há previsão de lançamento do jogo em língua portuguesa. Inicialmente, o jogo será lançado em inglês, francês, espanhol, alemão e italiano. Vamos lá, Galápagos?

Veja também:

O que achou? Deixe o seu comentário!

2 comentários

Douglas Barbosa 08/03/2024 - 12:47

Existe previsão para esse jogo ser lançado no formato online? Hoje em dia é bastante comum e acredito que atingiria uma audiência maior.

Responder
Thiago Marques 08/03/2024 - 16:51

Oficialmente, ainda não, Douglas. No entanto, é possível jogar contra outras pessoas com o Tabletop Simulator.

Responder

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar Read More