Uma das franquias mais populares de todos os tempos, Star Wars é, provavelmente, a saga que mais vezes foi retratada no mundo dos card games. Protagonista (ou vítima) da dança das cadeiras do licenciamento de direitos intelectuais, os jogos de cartas inspirados na obra de George Lucas geralmente apresentam vida curta, deixando órfãos seus entusiasmados jogadores, que tentam à sua maneira manter vivas em suas mesas as batalhas entre os lados Luminoso e Escuro da Força.
Quando um fã pensa em “jogo de cartas de Star Wars”‘, é possível que venha à sua mente o Sabacc, fictício jogo de cartas retratado nos filmes e outras obras da franquia. Entretanto, não é dele que iremos tratar nesta matéria, mas sim das diversas criações em variados formatos de jogos de cartas já criados baseados nesse universo.
1. Star Wars Customizable Card Game
Desenvolvido pela Decipher entre 1995 e 2001, Star Wars CCG foi um marco na história dos card games baseados na saga. Durante seu ciclo de vida, foram lançadas 11 expansões completas, além do jogo base e outras coleções menores ou especiais. O jogo recebeu calorosas críticas e conquistou uma base sólida de fãs que perdura até hoje, alcançando o posto de segundo mais vendido por muitos anos, competindo diretamente com Magic: The Gathering e até superando-o em vendas em algumas ocasiões.
Em Star Wars CCG, os jogadores têm a oportunidade de escolher entre o Lado Luminoso e o Lado Sombrio da Força, engajando-se em épicos e estratégicos duelos. Comandando uma variedade de personagens, veículos, naves estelares, locais e eventos do universo Star Wars, o jogo proporciona uma imersão completa no épico conflito galáctico.
Em 2002, a Decipher perdeu a licença para produzir produtos da franquia. Em seu lugar, a Lucasfilm concedeu os direitos da propriedade intelectual à Wizards of the Coast, que lançou Star Wars Trading Card Game. Naquele mesmo ano, a Decipher estabeleceu o “Comitê de Jogadores“, ao qual delegou a responsabilidade aos membros voluntários para realizar torneios sancionados e criar novas cartas para o jogo, desde que não fossem impressas comercialmente. Desde então, o jogo passou a ser jogado de forma digital e também em eventos presenciais por meio de impressões artesanais. Dessa forma, o card game continua vivo nas mesas dos jogadores, inclusive com a realização de campeonatos mundiais anuais.
2. Young Jedi Collectible Card Game
Enquanto detinha os direitos da franquia, a Decipher resolveu lançar outros dois card games de Star Wars. Um deles foi Young Jedi Collectible Card Game, produzido pela Decipher entre 1999 e 2001, embora o Comitê de Jogadores tenha continuado a dar suporte ao jogo até 2003. O jogo foi concebido como uma opção intermediária para jogadores com habilidades entre os níveis de Pokémon TCG e Star Wars Customizable Card Game. De forma similar a Star Wars CCG, o embate se dá entre decks representando o Lado Luminoso contra o Sombrio da Força, mas concentrando-se exclusivamente nos eventos e personagens retratados em Star Wars: Episódio I: A Ameaça Fantasma.
A Decipher manteve o Campeonato Mundial de Young Jedi anualmente enquanto deteve a licença, ao passo em que o Comitê de Jogadores organizou uma edição do Mundial, além de ter lançado algumas coleções virtuais. No entanto, o interesse diminuiu ao longo do tempo, levando à interrupção da produção de cartas virtuais e dos torneios. Desde 2022, no entanto, o Campeonato Mundial do jogo tem sido realizado de forma não oficial na convenção Call to Arms, realizada anualmente na Virginia, EUA.
3. Jedi Knights Trading Card Game
Jedi Knights Trading Card Game foi o último dos três card games criados pela Decipher enquanto detinha os direitos da franquia. A coleção inicial do jogo, Premiere, foi lançada em 25 de abril de 2001, tendo duas expansões, Scum and Villainy e Masters of the Force, sendo lançadas naquele mesmo ano. Ainda naquele mesmo ano que a Decipher perdeu a licença para jogos de cartas de Star Wars para a Wizards of the Coast, sepultando precocemente o card game.
Jedi Knights concentrava-se na trilogia clássica (Episódio IV: Uma Nova Esperança, Episódio V: O Império Contra-Ataca e Episódio VI: O Retorno de Jedi). Diferentemente de seu predecessor, Star Wars CCG, as expansões de Jedi Knights estavam ligadas a aspectos particulares dos três filmes, em vez de cenários específicos de cada filme separadamente.
As cartas de Jedi Knights não apresentavam imagens retiradas dos filmes originais, como acontecia com Star Wars CCG. Em vez disso, a arte era gerada digitalmente. Uma característica notável dos visuais no jogo é que as artes das cartas frequentemente retratavam eventos e personagens dos filmes de uma perspectiva ou ângulo ausente nos filmes, ou representam situações mencionadas, mas não mostradas em nenhuma das três películas.
O objetivo do jogo é conquistar o controle sobre o maior número possível de locais, enquanto personagens e naves estelares travam batalhas uns contra os outros em locais e órbitas planetárias. Ao contrário de seus predecessores, Jedi Knights não tinha uma distinção clara entre decks do “Lado da Luz” e do “Lado Sombrio”, embora certas cartas só pudessem ser usadas por um lado específico.
4. Star Wars: Trading Card Game
Star Wars: Trading Card Game, foi criado por Richard Garfield e produzido pela Wizards of the Coast após esta adquirir a licença para jogos de cartas colecionáveis no final de 2001. Próximo ao final de 2005, entretanto, a Wizards of the Coast anunciou uma pausa por tempo indeterminado para a produção do jogo, embora tenham mantido a licença. Em 2010, em meio a desafios econômicos, viriam finalmente a anunciar o vencimento da licença, sinalizando o encerramento de todas as produções relacionadas à franquia pela empresa.
Uma iniciativa liderada pela comunidade, conhecida como Independent Development Committee (IDC) surgiu, dedicada a criar cartas virtuais para download e impressão, bem como a promover um cenário competitivo para o jogo. Star Wars TCG introduziu o combate em três diferentes arenas: solo, espacial e personagem. O primeiro a jogar a controlar duas dessas arenas sagra-se o vencedor da partida.
5. Star Wars PocketModel TCG
Star Wars PocketModel TCG foi um jogo de cartas colecionáveis produzido pela WizKids Games, na época uma divisão da The Topps Company, Inc. O jogo incorporava a utilização de miniaturas de naves estelares construíveis, juntamente com baralhos de cartas e dados. Lançado oficialmente em 19 de junho de 2007, as miniaturas incluem naves e veículos de todos os filmes, além de alguns retirados do Universo Expandido da saga, representando as forças Rebeldes, Imperiais, da República e Separatistas. A produção do jogo foi conduzida pela WizKids até 2008, quando a Topps encerrou as operações da empresa de jogos, resultando no fim de suas linhas de produtos, incluindo Star Wars PocketModel TCG.
6. Star Wars Force Attax
Um dos jogos mais simples e menos populares desta lista, a Topps lançou o jogo de cartas colecionáveis Star Wars Force Attax em 2010 em uma coleção de 190 cartas repletas de personagens icônicos da franquia. Os jogadores escolhem entre lutar pelos Jedi ou se unir ao Lado Sombrio em alianças como República, Separatistas ou Mercenários. Cada carta apresenta valores de defesa e ataque, sendo o jogo disputado em 12 turnos, com vitória para quem tiver vencido em um número maior de turnos.
7. Star Wars: The Card Game
Star Wars: The Card Game foi o primeiro jogo de cartas da franquia produzido pela Fantasy Flight Games (FFG), lançado como um living card game (LCG) no ano de 2012. De forma similar a alguns de seus antecessores, neste jogo para dois jogadores, um jogador assume o papel do Lado Luminoso da Força, representado pelos Jedi, Aliança Rebelde, e Contrabandistas e Espiões, enquanto o outro jogador defende o Lado Sombrio, representado pelos Sith, pela Marinha Imperial e pela Escória e Vilania, recrutando personagens e naves icônicas da saga para batalharem entre si.
Originalmente, o card game havia sido concebido como um jogo cooperativo, de forma similar a outros LCGs da FFG. Porém, devido às reações de jogadores que participaram da Gen Con 2011, os desenvolvedores resolveram dar uma repaginada no jogo. Lamentavelmente, o jogo marcado por belíssimas ilustrações teria a sua produção descontinuada em 2018.
8. Star Wars: Destiny
Um dos jogos mais populares desta lista, também criado em 2012 pela Fantasy Flight, Star Wars: Destiny conta com um fiel séquito de jogadores ainda hoje. Diferentemente de Star Wars: The Card Game, Destiny é um jogo colecionável, tendo sido traduzido para o português pela Galápagos Jogos.
Outro diferencial é o fato de o jogo ter incorporado dados igualmente colecionáveis com papel fundamental no jogo. Infelizmente, esse foi o aspecto que parece ter sido o que mais contribuiu para que o jogo fosse descontinuado em 2020. Considerando que tanto as cartas quanto os dados eram comercializados em boosters aleatorizados contendo apenas cinco cartas e um dado, tornou-se algo desafiador tanto para a empresa quanto para os lojistas e os jogadores lidarem com os custos relacionados à logística de comercialização dos produtos.
Star Wars: Destiny introduziu a mecânica de turnos marcados por “bate-e-voltas” entre os jogadores, uma característica que imprimiu forte dinamismo ao jogo e que viria a ser utilizado em Star Wars: Unlimited. Destiny contou com um cenário competitivo respeitável em sua curta duração, que teve o seu desaparecimento em meio à pandemia de Covid-19. Felizmente, uma iniciativa de jogadores chamada The Star Wars: Destiny Continuing Comittee se propõe a manter os torneios até os dias de hoje.
9. Star Wars: The Deckbuilding Game
Outro título da FFG, Star Wars: The Deckbuilding Game tem uma proposta diferente de todos os jogos desta lista. Um jogo de construção de baralhos, este card coloca dois jogadores (expansível para quatro jogadores, com uma segunda caixa do jogo básico) um contra o outro em um embate entre a Aliança Rebelde e o Império Galáctico. Conforme o jogo avança, os jogadores fortalecem o poder dos seus baralhos iniciais e se empenham em destruir as bases um do outro. O primeiro jogador a destruir três bases do oponente vence.
Considerando que o jogo foi lançado pela FFG em 2023, menos de um ano antes de Star Wars: Unlimited ver a luz do dia, muitos jogadores se questionaram se Star Wars: The Deck Building Game algum dia ganharia alguma expansão ou qualquer outro suporte por parte da empresa.
10. Star Wars: Unlimited
Star Wars: Unlimited (SWU) é o mais recente título baseado na franquia e único sendo oficialmente publicado atualmente, também pela Fantasy Flight Games. SWU tem causado bastante alvoroço na comunidade internacional de jogadores, que tem enfrentado dificuldades em obter os produtos do jogo. Aparentemente, a FFG não estava preparada para a forte demanda dos produtos ao redor do mundo, sendo especialmente problemático para os jogadores brasileiros. Por aqui, apenas um punhado de estados contaram com lojas abastecidas com o card game.
Unlimited é um jogo colecionável e competitivo que incorpora elementos de outros jogos como a estrutura de turnos de Star Wars: Destiny, o uso de qualquer carta como recursos de World of Warcraft TCG e a divisão em duas arenas de combate (terrestre e espacial), lembrando em parte o que foi feito lá atrás com Star Wars: Trading Card Game.
O jogo foi lançado em março de 2024, já contando com outras oito coleções em estágios variados de produção. Até a publicação desta matéria, a primeira coleção Spark of Rebellion era a única já publicada, tendo a expansão Shadows of the Galaxy, com lançamento previsto para julho de 2024, seus primeiros detalhes e revelados.