O card game colecionável com temática de super-heróis, Alpha Clash, acaba de ganhar a sua primeira expansão, intitulada Clashgrounds. Mais um fruto do boom de financiamentos coletivos de TCGs levados a cabo durante a pandemia, o card game da Rising Empire Studios tem atraído um grande séquito de entusiastas lá fora.
O que é Alpha Clash?
Alpha Clash é um jogo de cartas colecionáveis com temática de super-heróis e que mergulha os jogadores no universo da série de quadrinhos com o mesmo nome. Em sua proposta, Alpha Clash combina mecânicas originais com as de jogos populares, oferecendo aos jogadores uma experiência familiar e ao mesmo tempo revigorante, independentemente de sua experiência em jogos de cartas colecionáveis.
O universo expansivo de Alpha Clash
No universo de Alpha Clash, os Progenitores, uma raça formidável e misteriosa, são creditados com a criação do universo e de seus habitantes. Liberando ondas de energia a cada dez mil anos terrestres, eles concedem a certos indivíduos habilidades extraordinárias. Conhecidos como Alphas, esses personagens são impulsionados por um desejo incontrolável por batalhas, chamado “The Pull” (“Atração”).
Os Harbingers, emissários dos Progenitores, reúnem sobreviventes dos Alpha Clashes, guiando-os para mundos distantes para competição e e provas de resistência. A saga se desenrola em Alpha Clash: The Awakening, a primeira coleção do jogo, desencadeada por uma explosão nos laboratórios do CERN em Genebra, levando a uma manifestação global de superpoderes, caos e batalhas entre indivíduos agora conhecidos como Alphas.
Os militares dos EUA intervêm, e Claire/Clarity, uma imortal e ex-campeã de outros Alpha Clashes, emerge como uma força orientadora, buscando libertar os Alphas do “Pull”. À medida que Alphas surgem globalmente, Claire e seus aliados libertos embarcam em uma missão para salvar o mundo de conflitos superpoderosos, complicada pela introdução dos Harbingers, entidades poderosas que se acredita serem os arautos dos Progenitores. Seus motivos e lealdades permanecem envoltos em mistério, alimentando todo tipo de especulação entre os apoiadores de Claire e os militares dos EUA.
Das HQs para os decks
A Rising Empire Studios tirou das HQs criadas por Ridge Kiley, Al Light, Garett Kiley e Efren Ayala, a inspiração para este jogo de cartas colecionáveis. Veteranos de card games como Magic: the Gathering e Pokémon TCG, os quadrinistas são também desenvolvedores deste TCG, que envolve dois ou mais jogadores se enfrentando em uma batalha épica pela supremacia.
Em Alpha Clash, entre dois e seis jogadores deverão criar um deck composto por exatamente 50 cartas estrategicamente escolhidas, além de eleger um Contender (Contendor) dotado de superpoderes para ser seu representante no confronto. O jogo traz ainda a possibilidade de manter um Sideboard contendo até 10 cartas, possibilitando a substituição de cartas entre os jogos do Baralho Principal. Cada jogador poderá ter até quatro cópias de cada carta com nome único em seu deck.
Duelos de Contendores
O jogo se desenrola à medida que os jogadores assumem o controle dos Contenders, utilizando cartas Clash (Choque) para lançar ataques e interceptar danos. Manobras táticas incluem armar Armadilhas para frustrar os oponentes, executar Ações heroicas para mudar o curso da batalha, equipar poderosas Armas para fortalecer suas forças e envolver-se estrategicamente em Campos de Batalha para obter uma vantagem tática.
Os Contenders começam o jogo com um total de saúde designado em sua carta. Quando esse total atinge zero, o Contender é eliminado. Alpha Clash introduz uma fusão perfeita de elementos narrativos, enriquecendo os gêneros dos card games e dos super-heróis.
Cores e afiliações
Em Alphas Clash, os alinhamentos dos personagens e dos variados tipos de cartas são determinados por cinco cores (branco, azul, preto, vermelho e verde) e por seis afiliações (Alpha, Alpha Hunter, Rogue, Discarded, Harbinger e Progenitor). Esses alinhamentos determinam características próprias dos personagens e suas habilidades, além dos custos a serem pagos para a sua utilização. Em Alpha Clash, os custos são pagos com a utilização de qualquer carta, colocada em jogo na zona de recursos. Os custos específicos de cor só podem ser pagos utilizando cartas daquela cor.
A primeira expansão: Clashgrounds
No dia 1 de dezembro, foi lançada a primeira expansão de Alpha Clash TCG: Clashgrounds. Trazendo uma nova zona de jogo e mecânica, um novo estilo artístico, bem como suporte para a afiliação Harbinger, uma nova condição alternativa de vitória, além de muitas outras novidades, espalhadas entre 150 novas cartas.
Cenário competitivo
A Rising Empire Studios anunciou o lançamento da Temporada 1 do Torneio Alpha Clash, que se inicia em 1º de janeiro de 2024 e conclui com o Progenitor’s Gambit em fevereiro de 2025. Esta iniciativa apresenta quatro níveis de eventos para jogadores de todos os níveis de habilidade:
- O Nível 1 inclui Rivalry Pursuits, torneios semanais em lojas locais, destacando a construção de comunidade e a jogabilidade casual; e os Awakenings, torneios trimestrais valendo vagas para torneios de Nível 3;
- O Nível 2 introduz os Clashgrounds, torneios de maior porto, aberto a todos, mas com uma atmosfera mais competitiva;
- O Nível 3 apresenta o exclusivo Progenitor’s Gambit (Nacionais) e o ProTour;
- O Nível 4 apresenta o bienal Harbinger’s Ascension, O Campeonato Mundial.
Alpha Clash no Brasil
Por enquanto, o jogo ainda não foi lançado em nosso país. No entanto, você poderá conferir a lista oficial de distribuidores de Alpha Clash TCG clicando no botão abaixo.