Concebido por Robson Joiner, o card game brasileiro Effect: Conflicting Causes está atualmente em processo de financiamento coletivo, mesclando elementos de fantasia com ficção científica em uma batalha épica por causas adversárias, entremeada por grandes reviravoltas.
Effect: Conflicting Causes é um jogo de cartas para dois ou mais jogadores no qual cada participante assume o papel de um Quebrador de Realidades. Durante as partidas, os jogadores deverão defender uma causa em uma batalha permeada por elementos narrativos de RPG e jogos de tabuleiro, tendo como relevância a história (lore) do universo de Effect como plano de fundo dos confrontos.
Com um sistema de recursos (as Fortunas) altamente inovador e dinâmico, responsável por trazer grandes reviravoltas para o andamento do jogo, Effect promete trazer uma complexa rede de decisões, tanto na construção do baralho, quanto nos mínimos detalhes dentro da partida.
Diferente de card games como Magic: the Gathering, em Effect, cada jogador dispõe de dois baralhos distintos, sendo um deles dedicado aos recursos, evitando assim problemas típicos como a impossibilidade de jogar novas cartas por falta ou excesso de recursos.
Distribuição de Effect: Conflicting Causes
Com um modelo de distribuição típico dos living card games (LCGs), nos quais todo o conteúdo da coleção é disponibilizado em pacotes fechados, em vez de boosters com conteúdo aleatório, Effect trará pacotes básicos contendo 120 cartas, acompanhadas por sugestões de como montar diferentes decks de forma variada. A primeira coleção, intitulada Avel, trará cartas de duas causas rivais: Sizygii e Thallarsce.