Grand Archive TCG representa uma adição fresca ao cenário de jogos de cartas colecionáveis, destacando-se por combinar uma jogabilidade tradicionalmente ocidental com deslumbrantes artes que incorporam a estética anime. Este novo lançamento integra-se no “boom” dos card games colecionáveis ocorrido durante a pandemia. Ao atrair tanto jogadores novatos quanto veteranos, o jogo destaca-se por oferecer um cenário competitivo e já lançou uma expansão para aprimorar ainda mais a experiência dos jogadores.
O Grande Arquivo
Na história do jogo lançado pela Weebs of the Shore, “O Grande Arquivo (Grand Archive)” é uma megaestrutura antiga e mística construída no ponto focal de uma infinidade de universos há várias eras, tendo seu criador sido esquecido pelo tempo. Como se estivesse viva, essa entidade monitora mundos e os protege de calamidades, preservando a ordem natural por meio de seus agentes, os Campeões.
O Arquivo seleciona Campeões entre os habitantes promissores da Terra Natal e dos reinos interseccionais. Dos escolhidos, aqueles que alcançam posições elevadas e acumulam poder divino suficiente têm a chance de ascender à divindade. Como enviados do Grande Arquivo, esses Campeões são designados para missões em vários mundos à beira do colapso na esperança de que possam deter qualquer trama sinistra que esteja se desenvolvendo e, assim, salvar aquele mundo.
A primeira coleção de Grand Archive
A primeira coleção de cartas de Grand Archive, intitulada Dawn of Ashes, desenrola-se na Terra Natal de Cambria, um mundo inspirado nas lendas do Rei Artur. À medida que as expansões são lançadas, os jogadores terão a oportunidade de explorar outros mundos interligados à Terra Natal. Dawn of Ashes foi introduzido através de uma campanha de financiamento coletivo, oferecendo sua primeira edição exclusivamente aos apoiadores. Após o encerramento bem-sucedido da campanha, foi disponibilizada a edição Alter, que é impressa sob demanda, assegurando sua disponibilidade contínua para os entusiastas do jogo. Essa primeira coleção ofereceu 275 cartas aos jogadores
Foco nos Campeões
O jogo é focado no controle de um Campeão. Vence o jogador que derrotar o Campeão adversário, causando dano o suficiente para reduzir a vida do inimigo a zero. Esses Campeões possuem classes com estilos de jogo bem distintos: Assassino (Assassin), Mágico (Magician), Guerreiro (Warrior), Patrulheiro (Ranger), Domador (Tamer), Guardião (Guardian) e Clérigo (Cleric).
Os dois decks
Em Grand Archive, cada jogador administra dois decks: o Deck Material e o Deck Principal. O Deck Material é composto por cartas de Campeão e de Regalia. Por outro lado, o Deck Principal engloba todos os demais tipos de cartas adquiridas durante o desenvolvimento da partida. Essa distinção entre os decks proporciona uma dinâmica estratégica, permitindo aos jogadores explorar diversas possibilidades táticas ao longo do jogo.
O Deck Material é composto por 12 cartas, sem duplicatas, e deve incluir pelo menos um Campeão de nível 0. Os jogadores têm a liberdade de consultar seu Deck Material a qualquer momento. Ao contrário do Deck Principal, a ordem das cartas no Deck Material não é relevante, já que os jogadores escolherão qual carta comprar a cada turno, proporcionando flexibilidade estratégica durante o jogo. Quanto ao Deck Principal, ele deve ter no mínimo 60 cartas, permitindo até quatro cópias de cada carta dos tipos aliado, ação, ataque, entre outros. Durante o jogo, não é permitido consultar o Deck Principal, e a ordem das cartas contidas nele não pode ser alterada.
O início da partida
Depois de determinar aleatoriamente quem iniciará a partida, o primeiro jogador selecionará um Campeão de nível 0 de seu Deck Material para entrar em jogo. Esse Campeão determinará a quantidade inicial de cartas na mão do jogador e, geralmente, estabelecerá o elemento ao qual o jogador estará associado ao longo da partida. Entretanto, é possível alterar o elemento ao qual o Campeão está ligado posteriormente.
Todas as cartas em Grand Archive compartilham um elemento da natureza que impõe restrições ao tipo de carta que pode ser jogado, a menos que sejam neutras. O custo das cartas é pago ao colocar cartas da mão na Memória (Memory). No entanto, ao jogar cartas do Deck Principal, não há perda definitiva dessas cartas, ao contrário de outros card games que exigem o pagamento de custos com qualquer carta da mão. Em vez disso, as cartas utilizadas desta maneira são recuperadas no próximo turno do jogador.
Quando se trata de cartas jogadas do Deck Material, a dinâmica muda. O custo para jogá-las requer que o jogador sacrifique cartas da Memória de forma aleatória. A “Materialização” das cartas é uma ação específica realizada em uma fase designada para tal. O custo de materialização é aplicado tanto para colocar cartas do Deck Material em jogo quanto para aumentar o nível do seu Campeão. Aumentar o nível do Campeão resulta em uma vida maior, permitindo que o Campeão suporte mais dano antes de ser derrotado.
O combate
Grand Archive introduz aliados que ocupam o campo de jogo, semelhante às criaturas no Magic: the Gathering. Em Grand Archive, seus aliados têm a capacidade de atacar diretamente os aliados do oponente. No entanto, a unidade adversária só inflige dano de combate se o oponente decidir retaliar o ataque. Essa regra simples adiciona uma camada extra de tomada de decisões ao jogo, permitindo aos jogadores escolher estrategicamente quando e como responder aos ataques inimigos.
Em Grand Archive, os Campeões também desempenham um papel ativo nos combates, utilizando cartas de ataque que estão incluídas no Deck Principal. Semelhante aos ataques dos aliados, um ataque realizado por um Campeão pode ser retaliado da mesma maneira, ainda que um Campeão não possa, ele mesmo, retaliar. Essa mecânica estende a interação estratégica para além dos aliados, permitindo aos jogadores considerar cuidadosamente a participação de seus Campeões nos confrontos e avaliar as possíveis respostas do oponente.
As novas coleções
No mês de agosto, foi lançada a primeira expansão de Grand Archive, denominada Fractured Crown. Composta por 90 cartas, esta coleção não apenas ampliou o cenário de conflito na Terra Natal de Cambria, mas também introduziu uma série de ajustes para aprimorar a experiência de jogo. Entre as novidades, destaca-se a revelação do supertipo de carta Phantasia, que opera de maneira semelhante aos Encantamentos do Magic. Além disso, foi introduzido o subtipo Fractal, que pode ser utilizado para custear despesas de mana.
Mostrando que veio para ficar, Grand Archive ganhará mais uma expansão em janeiro de 2024: Alchemical Revolution. Será a primeira visita a um dos outros mundos do jogo: Azoth, um mundo impregnado de engenhosidade e criatividade. E, como se não bastasse, a Weebs of the Shore já anunciou o nome da quarta coleção: Mercurial Heart, que também será lançada no ano que vem.
Cenário competitivo
Embora o cenário competitivo do jogo ainda esteja mais ou menos em um estágio inicial, Grand Archive já contará com um campeonato mundial em março de 2024. Em um de seus grandes torneios chamados “Ascent”, o jogo reuniu 400 jogadores na cidade norte-americana de Houston. A próxima parada acontecerá no Ascent: Auckland, Nova Zelândia, entre os dias 2 e 3 de dezembro deste ano.
Grand Archive no Brasil?
Por enquanto, Grand Archive ainda não chegou ao nosso país, tampouco há planos de um lançamento do TCG em língua portuguesa. Vamos torcer para que isso mude o quanto antes! Por ora, é possível conferir no site oficial a lista de distribuidores que comercializam o jogo lá fora.