O wargame A Song of Ice & Fire: Tabletop Miniatures Game da CMON está prestes a lançar duas adições poderosas às suas hostes! Em dezembro, os estrategistas terão à disposição caixas de reforços para as fileiras da Casa Martell com Darkstar’s Retinue, além do aguardado box set Neutral Heroes 3, impulsionando as forças neutras. Além disso, a empresa anunciou A Song of Ice & Fire: Tactics, sua versão “skirmish” para as batalhas inspiradas pela saga literária de George R.R. Martin.
A Guerra dos Tronos em sua mesa
A saga de fantasia As Crônicas de Gelo e Fogo conquistou e continua a conquistar uma legião de fãs ao redor do mundo. Sua popularidade alcançou níveis estratosféricos após a adaptação realizada pela HBO, na figura da série Game of Thrones e, mais recentemente, pela série A Casa do Dragão. Esse sucesso se traduziu na criação de uma vasta gama de jogos de mesa inspirados pelo universo criado por George R.R. Martin: card games, board games, RPGs e, como aqui veremos, wargames, invadiram as mesas de jogadores trazendo o melhor das batalhas e intrigas de Westeros.
O que é A Song of Ice & Fire: Tabletop Miniatures Game?
A Song of Ice & Fire: Tabletop Miniatures Game é um wargame do tipo “rank & file” (linhas e colunas), ou seja, um jogo marcado pelo enfrentamento entre um número maior de miniaturas, ordenadas em linhas e colunas e focado mais em regimentos que no poder de personagens individualizados e exércitos menores, mais comuns nos jogos do tipo “skirmish” (escaramuça).
O jogo possui quatro tipos básicos de unidade: infantaria, cavalaria, monstros e máquinas de guerra. No entanto, existem ainda as unidades que não se envolvem diretamente no combate, mas atuam nos bastidores, trazendo as típicas maquinações políticas encontradas nos livros da saga. É o caso de personagens como Cersei Lannister e Sansa Stark que, a partir do Tabuleiro de Táticas, conferem às forças em campo habilidades especiais para contribuir com o esforço de guerra.
Em A Song of Ice & Fire: Tabletop Miniatures Game, os exércitos são formados pelas Grandes Casas protagonistas da saga, como os Stark, os Lannister, os Baratheon e os Greyjoy, além da Patrulha da Noite. Como seria de se esperar, aliados, vassalos, mercenários e os selvagens não ficam de fora. O jogo foi trazido para o Brasil pela Conclave Editora por meio de um financiamento coletivo. No entanto, parece que a empresa não deu continuidade ao processo e parou de comercializar os títulos mais recentes do jogo.
Em dezembro, a CMON lançará mais duas caixas para complementar as forças das Casas envolvidas na Guerra dos Tronos.
Darkstar’s Retinue: O séquito do Estrela Negra
Os seguidores de Sor Gerold Dayne, conhecido como o Estrela Negra, se vestem e se armam à maneira de seu senhor, além de reproduzirem o seu estilo de luta. Desenhada para ser uma infantaria altamente manobrável e de impacto intenso, a unidade se destaca em ataques pelos flancos e táticas de ataque e fuga, operando de forma independente de outras unidades, tudo em serviço da Casa Martell. O conjunto inclui 13 miniaturas pré-montadas e sem pintura, duas cartas de jogo e uma bandeja de movimento.
Guerreiros sem amarras
A segunda caixa traz indivíduos que, por variadas razões, se viram forçados a abandonar suas ligações a uma determinada Casa. Nela encontramos Arya Stark e Sandor Clegane, que acabaram improvavelmente unidos por uma série de eventos dramáticos em suas trajetórias.
Além dos dois, estão presentes ainda Rorge e Dentadas, criminosos fugitivos após serem retirados das celas negras e destinados à Muralha juntamente com Arya Stark. Finalizam o time Shae, a prostituta que se tornou amante de Tyrion Lannister, bem como Jokin e o Viúvo, ambos membros do grupo de mercenários dos Corvos da Tempestade.
Com sete miniaturas e 15 cartas de jogo, todos os personagens do kit poderão ser alistados às forças de qualquer uma das Casas.
O que nos espera em A Song of Ice & Fire: Tactics?
O novo wargame da CMON, concebido em parceria com a Dark Sword Miniatures e com o próprio George R.R. Martin, trará as batalhas narradas nos épicos livros de Martin em uma escala menor do que o jogo predecessor, além de possibilitar aos jogadores criarem as suas próprias contendas. Além das miniaturas, os kits de jogo conterão peças de terreno (terrain tiles) que ajudarão a ambientar as tropas dentro de Westeros e mais além!
Os jogos serão diferentes, mas complementares. Felizmente para os veteranos de A Song of Ice & Fire: Tabletop Miniatures Game, os novos modelos presentes em Tactics poderão ser integrados ao jogo rank & file, e vice-versa!
De forma a deixar os entusiastas salivando, durante a CMON Expo Bangkok, a empresa expôs o diorama Drogon’s Fury que, em toda a sua glória, será uma peça jogável em A Song of Ice & Fire: Tactics! Enquanto isso, resta esperar a abertura do financiamento coletivo que se dará em 2024.