Frequentemente descrito como uma lenda nas comunidades de jogos de mesa e digitais, Larry Elmore, nasceu em 5 de agosto de 1948. Um renomado artista de fantasia americano, ele é conhecido por suas ilustrações icônicas em RPGs, card games, videogames, quadrinhos, revistas e livros de fantasia, mas também da ficção científica. Seu trabalho é especialmente celebrado em Dungeons & Dragons, Dragonlance e em sua própria série de quadrinhos, SnarfQuest.
Infância e educação
Nascido em Louisville, Kentucky, e criado no Condado de Grayson, também em Kentucky, Elmore teve uma infância marcada pela falta de programas de arte na escola rural que frequentava. Ele lembra: “A escola rural que frequentei não tinha nenhum programa de arte, então passei meu tempo desenhando e sonhando acordado. Eu era um aluno muito ruim… Sempre estava em apuros por desenhar na aula. Gostaria de ter um quarto de dólar para cada desenho meu que um professor destruiu.” Ele se formou em arte na Western Kentucky University.
Carreira militar e primeiros passos na ilustração
Um mês após se formar na faculdade, Elmore foi convocado para o Exército dos EUA e enviado para a Alemanha. Após seu serviço militar, ele trabalhou como ilustrador para o governo dos EUA no Departamento de Auxiliares de Treinamento do Fort Knox. Três anos depois, ele iniciou uma carreira como freelancer, com suas artes aparecendo nas revistas National Lampoon e Heavy Metal.
A jornada com Dungeons & Dragons
Foi durante esse período como freelancer que um amigo apresentou Elmore a Dungeons & Dragons. Em novembro de 1981, ele se juntou à TSR, Inc., os produtores originais de D&D, como o primeiro ilustrador profissional da empresa. Lá, ele criou ilustrações para módulos de aventura, livros de jogos, romances, pôsteres e calendários. Além disso, Elmore deu vida à tira de quadrinhos SnarfQuest para a revista Dragon. Sua arte conceitual para o cenário Dragonlance foi crucial, definindo o estilo visual da saga. O designer de jogos britânico Graeme Davis comentou que Elmore “deveria receber algum tipo de prêmio por desenhar tantos dragões e torná-los todos diferentes.”
Sendo ele próprio um jogador, especialmente de AD&D, Elmore sempre soube dar a devida importância aos detalhes dos cenários onde estão inseridos os personagens.
Trabalho como freelancer e outros projetos
Elmore deixou a TSR em 1987 e continuou a criar artes incríveis. Ele ilustrou cartas para o card game colecionável Magic: The Gathering e forneceu arte de capa para o MMORPG EverQuest. Em 1996, ele co-escreveu o romance Runes of Autumn com seu primo Robert. Ele também criou grande parte da arte em preto e branco para o jogo de RPG Traveller, publicado pela Imperium Games.
Nos anos 1990, o mundo de fantasia de Elmore, Loerem, foi usado por Margaret Weis e Tracy Hickman na trilogia Sovereign Stone. Elmore também produziu novos quadrinhos de SnarfQuest para a revista Games Unplugged e forneceu arte para o Sovereign Stone Game System.
Redução do ritmo e legado
Em 2006, após a morte de seu amigo e colega artista Keith Parkinson, Elmore decidiu reduzir sua carga de trabalho, focando apenas em projetos por contrato. Ele refletiu: “Compartilhávamos um estúdio e sempre falávamos sobre como, quando chegássemos aos 50, estaríamos fazendo nossas próprias coisas… Ele não conseguiu, e eu tinha 57 anos e ainda virando noites. Estava cansado disso. Estava cansado de pagar as contas.” Seu trabalho está presente no livro Masters of Dragonlance Art e ele lançou um livro de arte intitulado 20 Years of Elmore em 2005.
Em 2013, Elmore lançou uma campanha de sucesso no Kickstarter para financiar um livro de capa dura de 336 páginas, apresentando sua arte ao longo de 40 anos de carreira. Em 2014, Scott Taylor, do Black Gate, o nomeou o número 1 na lista dos 10 Melhores Artistas de RPG dos Últimos 40 Anos, destacando sua influência significativa na TSR dos anos 1980 e sua popular capa para o livro básico de Shadowrun.
Recentemente, o artista foi interpelado a respeito do sexo da figura que aparece combatendo o icônico dragão vermelho ancião na capa da edição vermelha do Livro de Regras Básicas de Dungeons & Dragons Set 1.
Elmore afirmou que o guerreiro em questão trata-se de um homem, fruto de uma instrução simples dada por Gary Gigax. Acrescentou que seus fãs saberiam prontamente caso se tratasse de uma mulher, pela forma como as ilustra, mas que não discrimina ninguém, estando cada um livre para imaginar ser o que quiser. No entanto, ele não soube responder qual o sexo do dragão.
Vida pessoal
Antes de seu serviço no Exército na Alemanha, Elmore se casou com sua esposa, Betty, em 1971. Eles têm dois filhos, Jennifer e Jeremy, e atualmente vivem em Leitchfield, Kentucky. Elmore participa regularmente de convenções de fantasia e ficção científica nos Estados Unidos e na Europa. Ele afirmou que inspirar outras pessoas com sua arte tem sido muitas vezes mais gratificante do que os ganhos financeiros de sua profissão.
Larry Elmore continua sendo uma figura icônica no mundo da fantasia e da ficção científica, inspirando artistas e entusiastas ao redor do mundo com seu trabalho excepcional e legado duradouro.